Banana verde (Bio massa), de Márcia Spinosa


Banana verde (Bio massa), de Márcia Spinosa
Blog da Márcia: Gostosuras e travessuras



" Fiz vários cursos, aqui na cidade onde moro, e adorei, mas um belo dia me convidaram para o curso de bananas verdes, fiquei indecisa e quase que não vou, felizmente mudei de ideia, sim esta ideia que banana verde não se faz nada, melhor dizendo se faz sim, dão para os porcos comerem, então fiquei maravilhada com este curso divino, os dias que fizemos o curso pediram Bis, queria muitos e muitos outros.
  Descobri coisas magníficas, que não sabia e estava longe de saber, fazer bolos deliciosos com bananas verdes, nhoque de banana, sorvete, sopa, arroz, feijão, molho branco, molho vermelho, nossa, tudo isto e muito mais tenho muitas fotos aqui para postar sobre as delicias deste maravilhoso curso e muitas receitas deliciosas, tudo a ver com nosso bem estar pq a banana verde (chamada de bio massa) tem tantos benefícios que nem imaginavam, e todos podem fazer uso, pois a banana verde, não é como a banana madura que contém açúcar e tudo mais..." Márcia Spinosa.
---------------------------------------
Preparo:

  • Com uma faca ou tesoura, separe do cacho as bananas verdes não aclimatizadas.

Aqui vale um parêntese para explicar melhor o que é isso:
     (Banana não climatizada. Todas as bananas que são vendidas comercialmente em feiras, supermercados passam por um processo de aclimatização, isto é, são colocadas em uma espécie de estufa para acelerar o processo de amadurecimento. Essas bananas não servem. Por isso, você deve procurar a banana verde “de verdade”, isto é, aquela que foi retirada do cacho e foi diretamente para a sua casa.)

  • Tome cuidado para manter os talhinhos na banana para que elas fiquem íntegras e bem fechadinhas, sem aparecer nenhum pedaço da parte branca interna. Lave – as bem.
  • Dependendo da origem deste cacho, é preciso lavar com água e sabão, utilizando uma esponja. Se for esse o caso, enxague bem, Com uma esponja lave muito bem com água e sabão e enxague muito bem cada uma delas, uma por uma.
  • Em uma panela de pressão, coloque a água até a metade e quando abrir fervura adicione as bananas verdes com casca.
  • Esse procedimento se chama “Choque térmico” e é muito importante. Tampe a panela e, quando começar a fazer o barulho do vapor saindo da válvula, abaixe o fogo e deixe por 10 minutos. Depois desse tempo desligue o fogo, mas não abra a panela.
  • Não acelere esse processo, colocando a panela de pressão debaixo da água da torneira por exemplo. A panela de pressão tem de perder a pressão naturalmente.
  • Destampe a panela e descasque as bananas com o auxilio de um garfo, pois preciso descasca–las ainda quentes (e depressa).
  • Em seguida, centrifugue ou bata no liquidificador, como já disse antes, nós em nosso curso preferimos amassa-las com garfo e separar as cascas, até que se transforme em uma pasta quente. Lembre–se que é necessário fazer isso rapidamente, pois a banana precisa estar o mais quente possível para facilitar o processo.
  • Caso a banana esfrie, não bata em processador ou liquidificador, pois ela vai estar dura. Nesse caso coloque a em banho-maria (em um pirex dentro de uma panela com água, no fogo). Espere amolecer novamente e bata imediatamente para obter uma pasta.
  • Não jogue fora as cascas. Guarde–as em um pote com água e limão na geladeira por até 07 dias na proporção de 03 colheres de sopa de suco de limão para cada litro de água, no curso tivemos informação de que as cascas não seriam congeladas, somente guardadas na geladeira por no máximo 7 dias
  • As cascas podem ser cortadas, e conservadas nesta solução de água e limão, pode ser cozida como um legume, fazendo parte de outras preparações. Pode também ser processadas até que se obtenha uma pasta dessas cascas, a qual pode ser acrescentada em diversas receitas como tabule, quibe, cuscuz, farofa, arroz, bolos pães, etc…
  • Isso agregará não apenas valor nutricional à receita, mas também a tornará excelente fonte de fibra.. 
  • Fizemos muitas delicias com ela, para utilização das cascas da bio massa fibra, pegamos a quantidade desejada e esprememos para tirar o caldo do limão e utilizamos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.
Adorei, volte sempre!!

Por favor, não coloquem links clicáveis de blogs ou sites nos comentários, isso é considerado Spam pelo blogger, e ele não será publicado.

Obrigada.
Solange Lima

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...