Bolo do tipo Pulmann (marmorizado), de Marcia Spinosa



Bolo do tipo Pulmann (marmorizado), 
de Marcia Spinosa

Blog: Gostosuras e travessuras da Tatá

       "Sempre achei uma delícia estes bolinhos, mas uma coisa é certa, a porção é bem pequena para tanta deliciaaaa. Desde criança achava que era pequeno demais para uma família hehehehe, e agora que descobri a receita, que fica muito bom e tem sabor de infância, quero um bolão em vez de bolinhos pullman. No meu tempo tinha seven boys e pullman , bom eram deliciosos, mas pequenos demais para tanta gostosura, vejam então o tamanho que fiz, na forma para pão e não de bolo inglês, ficou maravilhoso e na medida certa, um bolão delicioso e com gostinho de infância.
    Vamos a receita ? bom a minha foi um presente que ganhei da minha amiga Bia desde os tempos que nos conhecemos em um site de culinária. Amei esta receita e sempre faço, com sabores diferentes. Nem sei dizer qual o sabor melhor, mas amo coco e chocolate, os dois juntos muito bom, mesclado, exatamente assim, obrigada Bia querida..." Márcia Spinosa.


Ingredientes:
  • 200 gramas de margarina em temperatura ambiente
  • 03 xícaras (chá) de açúcar refinado
  • 05 ovos clara e gemas tudo junto
  • 03 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 1/2 xícara (chá) de amido de milho peneirada
  • 1/2 xícara (chá) de fubá peneirado
  • 01 pitada de sal
  • 01 e 1/2 xícara (chá) de suco de laranja ou abacaxi, etc ( eu usei 200 ml de leite de coco)
  • 01 colher (sobremesa) de emulsificante para sorvete
  • 3 colheres de chocolate em pó 50% cacau
  • 1 colher de sopa de fermento em pó


         ** Se quiser fazer de milho verde, acrescente 2 colheres de pó para sorvete sabor milho verde e 200 ml de milho verde batido no liquidificador e coado



Modo de preparo:
  1. Na batedeira coloque a margarina, o açúcar e os ovos. Bata até obter um creme. Junte o sal e bata novamente.
  2. Adicione o suco de laranja concentrado, ou o sabor desejado (mas, garanto fica bom demais com leite de coco), o emulsificante para sorvete, o amido de milho, o fubá e a farinha peneirados, Bata novamente .
  3. Acrescente o fermento e misture
  4. Coloque a massa obtida em forminhas próprias para bolinhos aquelas de papel ou forma de bolo inglês. 
           

** O meu hehehehe fiz na forma de pão e ficou show de bola. Você não tem? Não precisa, pode fazer na forma que tem um buraco no meio, dá super certo, já fiz, massssss, fica bom demais quando assados neste tipo de forma, a de bolo inglês é muito bom tamanho. Mas, eu queria um bolão hehehehe. 

   Você pode acrescentar na massa o seguinte, fiz este bem assim, peguei 2/3 da massa branca e coloquei na forma, o restante da massa, acrescentei cacau em pó, pode ser também chocolate em pó, ou mesmo achocolatado, porém este último contém açúcar na composição, tome cuidado para não adoçar demais, no meu adicionei cacau e ficou perfeito, reparem que está bem mais escuro na parte de cima onde se concentrou mais chocolate, uma delicia genteeeeee.


Voltando à receita:
  • Adicione o restante da massa na forma e leve ao forno, você vai reparar que ele forma uma fenda na parte de cima do bolo, é normal, pois o industrializado também tem parecido hehehehe
  • Leve ao forno pré aquecido 180°
  • Na massa você pode colocar frutas cristalizadas, uvas passas...
  • Mas é preciso amolecer as uvas antes de empregar. Existem várias formas: deixa-las de molho no rum por exemplo e depois escorrer. Ferve-las também é outra possibilidade. 
  • Pode acrescentar ameixas, chocolate granulado e fazer um bolo formigueiro, gotas de chocolates, enfim usar a imaginação ...
     Um segredinho para deixar este bolo com a cara do industrializado: é só cortar depois de bem frio. O recomendado é deixar de um dia para o outro,  mas fala sério, quem consegue esperar tanto, aqui em casa amam bolo quentinho , então quando faço, faço 2 ou 3 bolos e corto um morninho, quaseeeee frio kkkkkkkkkk e fica tudo bem. Deixo os outros esperando, podem acreditar é uma delicia este bolo... se fizer e gostar, volta aqui pra comentar e dizer, combinado???, mondibeijos, vocês, vão amar. . .


6 comentários:

  1. parece me bem fofinho e muito delicioso ótimo para um cházinho.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Olá. Fiz esse bolo.bmuito gostoso porém a massa não fica fininha como do bolo inglês por exemplo.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Fiz esse bolo.bmuito gostoso porém a massa não fica fininha como do bolo inglês por exemplo.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Oi Loh, obrigada, nem notei que estava faltando na receita.
      Já acrescentei, obrigada!

      Excluir

Obrigada por deixar seu comentário.
Adorei, volte sempre!!

Por favor, não coloquem links clicáveis de blogs ou sites nos comentários, isso é considerado Spam pelo blogger, e ele não será publicado.

Obrigada.
Solange Lima

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...