Novembro azul e alimentação saudável, de Rosi Feliciano

Imagens da Internet

Novembro azul e alimentação saudável, 

de Rosi Feliciano





"A campanha Novembro Azul é o momento, em que a mídia se junta, para lembrar os homens para se prevenir contra o câncer de próstata.
Essa campanha também é das mulheres que se importam com os homens que amam: maridos, namorados, filhos, amigos e pais. Porque nós sabemos que com o nosso apoio e incentivo, os homens são capazes de vencer os preconceitos e cuidar da saúde como se deve.
Na maioria das famílias brasileiras, são as mulheres que agendam consultas, cuidam da alimentação e tudo que envolve os membros da família. Por isso temos um grande papel na prevenção das doenças."

==================



Alimentos que previnem o câncer de próstata
Dicas para os homens

Vamos falar de alguns alimentos saudáveis ​​para a próstata, para você incluir em sua dieta. 

De acordo com estudos feitos no Brasil, o câncer de próstata é o câncer mais comum entre os homens. Atinge 1 em 7 homens.

Acredita-se que o alto teor de gordura, dieta ocidental com elevado teor de açúcar pode contribuir para o aumento das taxas de câncer de próstata. Assim, enquanto você precisa ver um médico, eventualmente, você pode começar a promover a sua saúde da próstata comendo estes seis alimentos.



1. Tomates

O licopeno é um poderoso antioxidante encontrado em tomates. Ele pode ajudar a prevenir o câncer de próstata, bem como reduzir o crescimento do tumor entre os homens com câncer de próstata. Em uma revisão de 11 estudos publicados, os pesquisadores descobriram que os homens que comeram mais tomates e produtos à base de tomate, tanto crus e cozidos, eram menos propensos a desenvolver câncer de próstata.

Cozido ou purê de tomate podem ser as melhores opções. Prefira produtos como estes:
  • Pasta de tomate, molho de espaguete, tomates secos, suco de tomate e ketchup


2. Brócolis

O brócolis é um vegetal que contém muitos compostos complexos que podem ajudar a proteger algumas pessoas de câncer. 

De acordo com alguns estudos, sugerem que há uma relação entre a quantidade de vegetais crucíferos que você come e seu risco de câncer de próstata. As razões pelas quais ainda não estão claros. Mas os pesquisadores propõem que um dos fitoquímicos encontrados nesses vegetais, chamado sulforafano, seletivamente mata as células cancerosas, deixando as células normais da próstata saudável e não afetadas.


3. Chá verde

O chá verde é um grande componente da dieta asiática. Tem sido consumido há milhares de anos. 

Não está claro se o chá verde é a razão pela qual as taxas de câncer de próstata na Ásia são muito mais baixos do que no Brasil. 

No entanto, os componentes do chá verde estão sendo estudados por seus efeitos sobre a saúde. Esses incluem: Catequina, derivados de xantina, epigalocatequina-3-galato (EGCG) e epicatequina

Agora há alguma evidência para suportar que estes compostos encontrados no chá verde pode prevenir o desenvolvimento de câncer de próstata. Em um comentário publicado pela Medicina Chinesa, os pesquisadores descobriram uma diminuição do risco de cancro da próstata entre os homens que consumiram mais de 5 xícaras de chá verde por dia.


4. Legumes e Soja

Leguminosas como feijão, amendoim e lentilhas contêm compostos de plantas biologicamente ativos conhecidos como fitoestrógenos. Eles podem conter propriedades que combatem o câncer. Isto pode suprimir o crescimento de tumores em células de cancro da próstata.

Enquanto ainda há a necessidade de uma investigação mais conclusiva, a pesquisa preliminar relatado pelo Instituto Nacional do Câncer mostra uma ligação entre o consumo de soja e redução dos níveis de antígeno prostático específico (PSA). 

O PSA é uma proteína produzida por sua próstata; o teste de PSA mede o nível de PSA no sangue e é usado como um teste de triagem para câncer de próstata. Esta pesquisa também parecia indicar que soja foi mais eficaz quando foi comido em combinação com outros alimentos que combatem o câncer.


5. Suco de romã

Muito parecido com vinho tinto ou chá verde, romã é uma fonte rica de antioxidantes. 

Tem sido apontado como um "fruto milagre" na prevenção de doenças crônicas relacionadas ao estresse oxidativo. Os cientistas pensam que o antioxidante encontrado em romã funciona tipo "procurar e destruir" método, exclusivamente visando as células cancerosas da próstata e não as células saudáveis. 

Estudos descobriram que o suco de romã e extrato, dificultam a produção de diferentes células cancerosas da próstata.


6. Peixe

As gorduras poliinsaturadas, como o ômega-3 e ômega-6, são ácidos graxos essenciais encontrados exclusivamente na dieta. Eles não são sintetizados pelo organismo. 

A dieta ocidental tradicional tem um monte de ômega-6 ácidos graxos, mas não muitos ômega-3. Ter um equilíbrio saudável de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 pode ajudar a prevenir o desenvolvimento e a progressão do câncer de próstata.

Em um comentário publicado por pesquisadores, descobriram uma ligação entre comer peixe e uma taxa de mortalidade reduzida. Tente comer peixes gordos encontrados em águas frias para aumentar a sua ingestão de ômega-3. Esses incluem:
  • Salmão, arenque, cavalinha, sardinhas e truta

Converse com seu médico

Verifique com seu médico ao fazer mudanças na dieta, especialmente se você está recebendo tratamento para câncer de próstata. Alguns alimentos podem interagir com certos medicamentos e terapias.

A prevenção é a melhor forma de combater o câncer. Homens acima de 50 anos devem fazer o preventivo, agende com urologista.​

===============

Dicas de Rosi Feliciano





Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog informativo, dinâmico e evolvente, ou seja super legal! Vou compartilhar com certeza.
    #RosiFeliciano #Emagrecer #Emagrecercomsaúde

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.
Adorei, volte sempre!!

Por favor, não coloquem links clicáveis de blogs ou sites nos comentários, isso é considerado Spam pelo blogger, e ele não será publicado.

Obrigada.
Solange Lima

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...