Cozinhando lata de leite condensado de 1 kg



Cozinhando lata de leite condensado de 1 kg



     Oi pessoal, tudo bem?

     Alguém já cozinhou lata de leite condensado de 1 kg??

     Cozinhar lata de leite condensado está virando uma "Novela" não é mesmo?

     Em casa me pediram para cozinhar uma lata para comer "puro", estavam com vontade.

    Mas agora as latas de 395 gr,  estão com nova embalagem, para abrir mais fácil. Mas em compensação quando se cozinha elas, tem 50% de chance de estourarem. Eu ainda não testei, cozinhar essas latas, mas conhecidas que testaram: algumas latas estouraram, outras não, é na sorte mesmo.




     E cozinhar caixinha de leite condensado não é aconselhável, por causa da cola que vem na caixinha, quando em temperaturas altas é tóxica à saúde, então não né?? Mas tem muita gente que não está nem ai, e cozinham, e consomem o doce (com a cola junto). Vai saber a longo prazo o que isso vai causar... 

     Bom... por causa disso, comprei a lata de 1 kg de leite condensado, que por enquanto não está com embalagem nova, mas acho que não demora pra isso acontecer. As fábricas querem vender seus doce de leite... Porque muita gente prefere cozinhar o leite condensado (que é muito mais gostoso na minha opinião rsrs) e não compram o doce de leite pronto.



      Quando eu cozinhava a lata de 395 gr, eu contava 20 minutos depois da pressão. Quando dava o tempo, desligava o fogo, e deixava a lata terminar de cozinhar com a panela ainda tampada, até esfriar. Quando abria a lata, o doce estava pronto, cremoso, no ponto certo que todos gostam por aqui.

      Como nunca tinha cozinhado a lata de 1 kg, achei que o tempo teria que ser mais. 

      Coloquei a lata deitada, em uma panela de pressão de 7 litros com água. Levei ao fogo e deixei cozinhar por 40 minutos depois da pressão. desliguei o fogo e deixei a lata terminar de cozinhar dentro da panela de pressão tampada (mas fora do fogo).

     Quando a lata esfriou, eu abri, pra ver como tinha ficado: Ficou doce de leite condensado de corte. Ficou muito bom, mas não ficou cremoso.

     Então da próxima vez que cozinhar, deixarei menos tempo. 







E aí??

Qual foi a sua experiência
 com as latas de leite condensado de embalagem nova?

Cozinhou e estourou ou não?? Conte para a gente.




47 comentários:

  1. Legal o post, entrei aqui porque comprei a lata de 1kg, mas já cozinhei a lata com abre fácil, deu tudo certo das vezes que cozinhei, eu só coloquei a lata de ponta a cabeça, eliminando todo ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jocca, eu já cozinhei a lata abre fácil, coloquei ela deitada na panela e estourou. Eu acho que é de sorte, estourar ou não, porque já observei que algumas latas são duras pra abrir e outras abrem bem fácil.

      Excluir
    2. Eu sempre cozinho a lata abre fácil e nunca estourou. A minha panela é de 6 litros e cabe 7 latas. Eu coloco com a abertura pra cima, encho de água até cobrir e deixo cozinhar por 40 minutos.

      Excluir
  2. Não pode colocar deitado na panela. Tem que ser de pé por causa da pressão ser maior de cima para baixo.

    ResponderExcluir
  3. Eu cozinho há tempos a lata abre fácil, sempre de pé, não estoura. Coloco 4 latas lado a lado cada vez que vou cozinhar, cubro com água e deixo 40 minutos depois de abrir fervura. O ponto que uso é esse de corte. Obrigada pela dica da lata de 1kg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, eu acho que é de sorte, e também acho que depende da marca. Já cozinhei 3 vezes a lata abre fácil de 395 gr, e 2 latas vazaram, cozinhei por 30 minutos, 2 latas de cada vez.

      Excluir
    2. Comprei hj a lata de leite condensado de 1 kg. Vou cozinhar daqui a pouco, mas vou colocar de pé e nao deitada. Depois conto como ficou. 30 minutos acredito que seja um bom tempo.

      Excluir
  4. Gente comprei essa lata de 1kg mas tô com medo de cozinhar pois minha panela tem o tamanho convencional (pequena) e na lata (que é da mesma marca daqui do post) diz que não deve cozinhar :( tô quase indo lá no mercado trocar
    E ai,será que posso cozinhar sem medo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, eu cozinhei sem problemas. Fábrica que vende doce de leite não quer perder vendas é o que eu acho, se todo mundo cozinhar a lata, ninguém compra o doce de leite pronto rsrs. O leite condensado cozido é muito mais gostoso. Eu cozinho a lata grande e de 1 kg.

      Excluir
    2. Eu cozinhei a minha na pequena mesmo

      Excluir
    3. Quantos tempo pra cozinhar duas latas de leite condensado de 1 quilo ?

      Excluir
  5. Comprei uma lata de 1kg com a intenção de cozinhar, mas ao chegar em casa minha filha reparou que no rótulo tem uma advertência "NÃO COZINHE esta lata para evitar acidentes". Alguém pode me dizer se já teve algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wal, conforme o post, eu já cozinhei, sem problemas.

      Excluir
    2. Cozinhei sem problemas
      Deixei na pressão por 40 minutos e ficou em ponto de corte
      Sugiro que deixem 30 minutos se quiser um doce mais mole

      Excluir
    3. O único problema ao cozinhar leite condensado é se ñ deixar esfriar o suficiente p abrir a lata,aí sim poderá sofrer queimaduras sérias. No mais deixe esfriar p abrir e saboreie o doce de leite perfeito!

      Excluir
  6. O meu leite condensado da mesma marca de 1kg está ao fogo, aguardando 😁😊👍🏻

    ResponderExcluir
  7. Fiz a lata de 1kg da itambe, coloquei a lata em pé na panela por 30 minutos após a pressão, ficou ótimo, bastante cremoso👍👍👍. Só esqueci de colocar limão na panela , acabou ficando preta 😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia. eu adoro doce de leite condensado, eu coloco vinagre na panela e às vezes também esqueço rsrs.

      Excluir
    2. Nossa meninas fiz um ontem de 1kg da Itambé daí pesquisei na internet e disseram para deixa 1:20 minutos daí ficou bem pastoso e é um gosto azedo fiquei triste pois era para bolo de encomenda

      Excluir
    3. 1 hora e vinte minutos é muito tempo.
      Com 40 minutos já acho que fica bem escuro o doce.

      Excluir
  8. Ai gente estou aqui cozinhando a lata de 1 kilo ,mas morrendo medo.Rezando para que passe rapidamente os minutos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite...
      Uso bastante doce de panela. Coloco 7 latas e dxo 45 min. Fica cozido p igual.
      Alguma de vcs q já fizeram a de 1kg, o meio fica cozido por igual? Qto tempo p ficar qse de corte?

      Excluir
  9. Gostaria de saber se uma panela de pressão de 6 lt cozinha uma lata de leite condensado de 1 kg??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não conheço panela de 6 lts, mas eu cozinhei o doce com a lata deitada na minha panela de 7 lts e sobrou lugar em cima, então... acho que dá sim.

      Excluir
  10. Gente resolvi pesquisar depois que eu ja tinha cozinhado...eu achei que por ser de 1 k deveria deixar mais tempo...deixei quase uma hora...kkkkkkkkk estou ate com medo de abrir a lata

    ResponderExcluir
  11. Olá! Quanto tempo será para cozinhar a lata de 5kg?

    ResponderExcluir
  12. Vou tentar cozinhar uma lata de 1kg agora. Espero que fique como o do seu post, durinha, pois gosto de acrescentar creme de leite pra fazer recheios de bolos e bombons. Quebra um bocado o doce!!! Obrigada por compartilhar sua experiência!

    ResponderExcluir
  13. Cozinhei a lata de 1k por 1,2 comovi em outro blog, ficou cremoso, porém com gosto de queimado, acabei de colocar uma de 390, vpu deixar 20 min pra ver se fica cremoso sem estar queimado. Tentarei a de 1 k por 30 min da próxima vez.

    ResponderExcluir
  14. Cozinhei a lata de 1k por 1,2 comovi em outro blog, ficou cremoso, porém com gosto de queimado, acabei de colocar uma de 390, vpu deixar 20 min pra ver se fica cremoso sem estar queimado. Tentarei a de 1 k por 30 min da próxima vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, você cozinhou uma lata de 1 kg por 1 hora e vinte minutos???? Vixiii Maria.
      É muito tempo.
      Eu cozinhei a minha por 40 minutos e já achei muito tempo.
      Como ficou seu doce com 30 minutos?? Você fez?

      Excluir
  15. Muito boa a dica, também estava com medo de cozinhar a lata de 1 k. Agora vou experimentar. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já cozinhei muitas latas depois que fiz esse post, ficou muito bom.

      Excluir
  16. Eu cozinhei mais não deixei o tempo certo não ficou doce de leite assim que fiz um furinhos eu vi pedi minha lata de doce de leite bua ou alguém sabe alguma dica pra salva a pátria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você cozinhou quanto tempo?
      Deixou a lata descansar dentro da panela fechada, até esfriar?

      Excluir
  17. Estou deixando 45 minutos pra ver o que vai dar gosto do doce de leite bem escurinho

    ResponderExcluir
  18. Pessoal, eu sempre cozinho lata de leite condensado e nunca estourou e nunca me atentei para a maneira que coloco as latas na panela . As vezes coloco deitada outras quando cozinho duas ou três coloco de pé e sempre deixo 40min pois uso para rechear meus pães de mel. Cozinho também a de 1 kg e nunca tive problema algum. Cozinho as.pequenas de lacre sem problemas. Mas tem um detalhe, só uso Itambé, acho a lata mais resistente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito dessa marca Clarice,
      Graças a Deus, as latas nunca abriram quando cozinhei.
      Adoro esse doce cozido.

      Excluir
  19. Obrigada por compartilhar sua experiência conosco... Eu já cozinhei várias vezes a lata do lacre e graças a Deus nunca estourou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Mary, tudo bem?
      Também cozinho sempre essas latas e graças a Deus nunca estourou.

      Excluir
  20. Boa noite!Cozinhei estas da embalagem nova sem problemas, unica coisa que fiz foi colocar papel alumínio em volta dela, agora vou fazer a de 1K e vamos ver como sai.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.
Adorei, volte sempre!!

Por favor, não coloquem links clicáveis de blogs ou sites nos comentários, isso é considerado Spam pelo blogger, e ele não será publicado.

Obrigada.
Solange Lima

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...