Paella da Maria, alimentação saudável, com Rosi Feliciano



PAELLA da Maria

alimentação saudável, com Rosi Feliciano



Ingredientes:

  • 2 tomates maduros médios 
  • 16 camarões grandes limpos (cerca de 12 cm cada), 
  • 1 colher de chá de páprica 
  • Pimenta do reino moída a gosto
  • 10 pedaços pequenos de frango, coxas de frango sem pele, 
  • 8 cm de chorizo espanhol, linguiça de porco ou file mignon
  • 1 a 2 colheres de sopa de azeite de oliva, a gosto
  • 1 pimentão amarelo e vermelho
  • 2 dentes de alho médio, finamente picado
  • 1 pitada de açafrão a gosto
  • 2 xícaras de arroz paella 
  • 1 colher de chá de sal, além de mais, para temperar o camarão e frango
  • 4 xícaras de caldo de galinha baixo teor de sódio
  • 16 mexilhões, mariscos, lula ou uma combinação, 
  • 2 colheres de sopa picada grosseiramente frescas folhas de salsa 
  • 2 limões médios cortado em 8 fatias 
  • 1 lata de ervilha, usar proporcional no prato 
Modo de preparo:

  1. Descarte as peles dos tomates, faça 3/4 xícara de polpa de suco de tomate, pode usar o liquidificador.
  2. Coloque o camarão em uma tigela média, adicione 1/4 colher de chá de colorau e tempere com sal e pimenta. Misture e leve à geladeira.
  3. Coloque o frango em uma tigela média e tempere generosamente com sal e pimenta; deixe descansando.
  4. Coloque uma panela paella de 15 polegadas na grelha, em fogo alto, tampe e deixe aquecer cerca de 2 minutos. Adicione o chouriço ou carne de boi para a panela, tampe e cozinhe, mexendo ocasionalmente, cerca de 2 a 3 minutos. Usando pinças ou uma escumadeira, transfira o chouriço ou carne de boi para uma tigela grande; deixe descansando.
  5. Deve haver uma fina camada de gordura fundida na panela. Se não for suficiente, adicionar 1 a 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Adicione o frango temperado para a panela em uma única camada, tampe,  mexendo ocasionalmente, até que ambos os lados dos pedaços de frango dourem, cerca de 6 minutos total. (Você terá que girar a panela de vez em quando na grade para distribuir uniformemente o calor.) Usando pinças ou uma escumadeira, transfira o frango para a tigela com o chouriço ou carne; deixe descansando
  6. Adicione a cebola à panela, tempere com sal e pimenta, tampe e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que fique amolecida, cerca de 5 minutos e depois guarde. 
  7. Adicione o alho na panela, 3/4 colher de chá de páprica e açafrão, misture bem e cozinhe até ficar com cheiro bom, cerca de 30 segundos.
  8. Adicione a polpa de tomate e suco que você reservou e cozinhe até que a mistura fique um pouco escurecida na cor, raspando acima todos os bocados bronzeados do fundo da panela, cerca de 3 minutos. 
  9. Adicione o arroz e sal a gosto e mexa. 
  10. Adicione o caldo de galinha e misture bem. Arrume a mistura de arroz em uma camada uniforme de água. Distribua o chouriço ou carne de boi reservados e de frango sobre o arroz, acrescentando todos os sucos acumulados da tigela.
  11. Até esse momento todos os ingredientes (menos os frutos do mar, ervilhas e salsa) deverão estar na panela.  Não mexa o arroz a partir deste ponto.
  12. Tampe e deixe a mistura ferver. Continue a cozinhar, verificando ocasionalmente, até que os grãos de arroz têm aumentado de tamanho, a maior parte do líquido tenha sido absorvido e o arroz começar a fazer um ruído de crepitação, cerca de 12 minutos. Certifique-se de girar a panela de vez em quando para distribuir uniformemente o calor, e ajustar o calor como necessário para manter a fervura. Como diz a Maria, muita oração e atenção nessa hora
  13. Coloque e organize o camarão, mariscos, lulas e moluscos no arroz, aninhando-os ligeiramente, não mecha com colher coloque-os com a mão ou pinça. 
  14. Tampe a panela e deixe cozinhar até que os moluscos fiquem abertos, os camarões cozidos e o arroz esteja macio, salpique ervilhas nessa hora para cozinhar, mas deixe tudo al dente, cerca de 10 a 12 minutos.
  15. Retire a panela do fogo, cubra com papel alumínio e deixe descansar por 5 minutos. 
  16. Antes de servir a paella, descartar qualquer marisco fechado e polvilhe o prato com a salsa. 
  17. Sirva com as fatias de limão.
====================
Essa paella tem aproximadamente 400 calorias por 100 gramas
Dicas da Rosi Feliciano




0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.
Adorei, volte sempre!!

Por favor, não coloquem links clicáveis de blogs ou sites nos comentários, isso é considerado Spam pelo blogger, e ele não será publicado.

Obrigada.
Solange Lima

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...